RESPOSTA DE OSHO A UMA DISCÍPULA

aprendendo e tirando alguma conclusão...

Esse pequeno texto de Osho, que segue abaixo, é apenas um exemplo de como podemos desconstruir nossos julgamentos de tudo o que a nossa mente possa rotular de certo e errado. Afinal o que é certo ou errado a não ser nossos conceitos rígidos? Quantas e quantas vezes mudamos de opinião a respeito de tantas coisas? Antes não gostavamos da cor vermelha porque achávamos que era muito forte, excitante, cansativa, mas aprendemos a usar essa cor em momentos de desânimo e cansaço para nos recompor, trazer mais energia, e passamos a compreender que não se trata da cor ser ou não ser, mas de um estado físico e mental pelo qual estávamos passando em dado momento. Quantas vezes confiamos em uma amizade que julgávamos especial e que um dia nos decepcionou... e outras tantas em que julgávamos uma pessoa inadequada, pouco confiável, para em seguida descobrir que esta pessoa nos surpreendeu de forma positiva e sincera? Quando será que vamos sair do nosso mundinho de apegos e julgamentos, para extravasar o amor incondicional que existe em nosso Ser que não julga, não teme, apenas ama.

Quando Osho fala do Sono e do ronco, podemos nos remeter à parábola da ressucitação de Lázaro por Jesus... em que Lázaro jazia adormecido e morto por algum tempo. Assim nos encontramos, em meio às nossas ilusões de eu e de meu, mas somos afortunados quando encontramos mentes que já transcenderam o apego, veneno que insiste em nos manter escravos do samsara, o mundo da forma e das ilusões, apego que nos leva a ser perseverantes em não querer MUDAR! Precisamos de um Mestre para nos acordar da morte para a plena vida, e nos fazer sair do marasmo mental em que nos encontramos, por causa da nossa forma oblíqua de enxergar o que vemos pensamos e sentimos.

O amor e a compaixão dos Mestres por todos nós, tem nos permitido sair do sono e do ronco, alçar alguns vôos mais altos e plenos, ansiar por dias melhores, por um mundo melhor, um mundo de PAZ E HARMONIA, para todos os Seres.

Helena Dias
OM TARE TUTTARE TURE SOHA!

TEXTO DE OSHO:
A Pergunta de Sheela: Osho, fico mortalmente amedrontada quando você fala sobre "selecionar
pessoas certas".

Resposta de Osho: Sheela, este é precisamente o propósito - de amedrontá-la
mortalmente.

Para lhe dizer a verdade, para mim todas as pessoas são pessoas certas. Jamais me deparei com uma pessoa errada; eu não tenho JULGAMENTO. Como posso DECIDIR quem é certo, quem é errado? Quem sou sou para decidir quem é certo e quem é errado? Sou uma consciência NÃO-JULGADORA. Então, quando falo sobre escolher as pessoas certas, isso é apenas para amendrontá-la. Trata-se de uma estratégia. Isso a auxiliará a ficar mais ALERTA.

Amendronto-a muitas vezes, pois essa é a única maneira de poder ajudá-la a se tornar mais CONSCIENTE. Somente no medo voce fica um pouco MENOS SONOLENTA. Quando eu simplesmente coloco uma espada desembainhada sobre o seu peito, então voce abre os olhos e diz: "O que está acontecendo?". Do contrário voce continua DORMINDO E RONCANDO profundamente.

E Sheela é uma das mais adormecidas. Mesmo aqui ela fica dormindo. Uma coisa boa a seu respeito: ela não ronca, pois isso é ruim - perturba o sono de outras pessoas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"'PAZ A CADA PASSO" Thich Nhat Hanh

What is Karma - O que é o Karma