VENCENDO A RAIVA
Um poderoso inimigo que perdura através de muitas vidas...
Uma mensagem de Gurdjief

Lembre-se que cada situação pode se tornar uma oportunidade para meditar. Mas o que é meditação? Ficar alerta do que voce está fazendo, ficar alerta do que está acontecendo a você.

Alguém te insulta: fique alerta!

O que acontece com você quando o insulto o atinge? Medite sobre isso; isso vai mudar toda a gestalt. Quando alguém insulta você, você se concentra na outra pessoa "Porque ele está me insultando? Quem ele pensa que é? Como posso revidar?" Se o outro é muito poderoso, voce se rende, começa a abanar o rabo; mas se ele não é tão poderoso assim, você cai em cima dele.

Voce se esquece inteiramente de si mesmo; o outro se torna o foco principal. Você perde uma oportunidade de ouro para meditar... De agora em diante, quando alguém insultar você, medite.

Gurdjief contava que, quando seu pai estava morrendo, ele o chamou perto da cama e soprou um conselho ao ouvido. Gurdjief tinha apenas nove anos:

"Meu filho, eu não estou deixando muito para você, em termos de coisas terrenas, mas há uma coisa que eu preciso ensinar, e que me foi ensinada por meu pai, no seu leito de morte. Isso me ajudou tremendamente, e tem sido meu tesouro. Você ainda não é um adulto, e talvez não entenda o que estou dizendo, mas guarde isso, lembre-se disso. Um dia você vai crescer e entenderá. Essa é a chave que abre as portas de muitos tesouros".

Lógico que Gurdjief não estava entendendo tudo muito bem naquele momento, mas realmente foi uma coisa que mudou toda a sua vida. E o seu pai disse uma coisa muito simples. Ele disse:

"Se alguém insultar você, meu filho, diga a ele que você vai meditar sobre isso por vinte e quatro horas, e daí voltar com uma resposta."

Gurdjied não podia acreditar que isso era uma chave poderosa. Ele não podia acreditar. Mas como era uma coisa sendo dita por seu pai, no leito de morte, e Gurdjief o amava muito, ele o ouviu com atenção. Esse conselho ficou impresso nele, ele não podia esquecer. A qualquer momento que ele se recordasse do pai, ele se lembrava do conselho.

Sem realmente entender muito, ele começou a praticar. Se alguém o insultava, ele respondia: "Senhor, devo meditar sobre isso por vinte e quatro horas; esse é um ensinamento do meu falecido pai. Como ele não está mais aqui, não posso desobedecê-lo. Ele me amava muito, e eu também a ele; não há maneira de contrariá-lo. Podemos desobedecer nosso pai quando está vivo, mas depois que ele morre, como podemos? Então me desculpe, mas vou meditar por vinte e quatro horas e voltarei com uma resposta."

Meditar por vinte e quatro horas trouxe a Gurdjief os maiores insights.

"Algumas vezes, o insulto era correto, era do jeito que eu era. Então ele voltava à pessoa e dizia:

Obrigado, o senhor está certo. Isso não é um insulto, é uma verdade. O senhor me chamou de idiota - eu o sou."

"Ou, algumas vezes, após meditar por vinte e quatro horas, ele reconhecia que o que fora dito era uma mentira absoluta. Mas quando uma coisa é mentira, quem vai se ofender? Então eu nem precisava voltar para dizer que era uma mentira. Uma mentira é uma mentira - quem vai se importar?

Mas olhar, observar, meditar, aos poucos fez com que Gurdjief ficasse mais atento às suas próprias reações, em vez de se enganchar nas reações dos outros.

(OSHO, por Bill Eidelman, M.D.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA DE OSHO A UMA DISCÍPULA

"'PAZ A CADA PASSO" Thich Nhat Hanh

What is Karma - O que é o Karma