EM BUSCA DA FELICIDADE

A astrologia diz que os cancerianos adoram cultivar coisas do passado, e parecem flutuar ainda mais quando o ascendente é sagitário, que é o meu caso. Com uma lua em leão e uma lilith em gemêos pra completar, haja espaço para tantas idéias que as vezes não passam desse estágio.

Dizem que os cancerianos são apegados ao passado, tudo bem se forem boas lembranças...mas quem esquece o que não foi bom? pode ser que voce esqueça, mas o canceriano tem uma memória de elefante... custa a esquecer, parece que gosta de sofrer, mas agora estou aprendendo a renunciar e estou me transformando pra melhor. Deveríamos ficar apenas com o aprendizado das lições passadas, mas creiam, um canceriano é capaz de ficar repassando lições que já venceram o prazo há longo tempo. Será que é apego? ou mania de sofrer?

Veja o que é um karma ruim quando acaba... ainda deixa sequelas, mas não saudades. E tem os que gostam de se torturar, ficar repassando os filmes de coisas passadas, aquelas coisas que a gente precisa esquecer. Ô MEMÓRIA de elefante, vai gostar de sofrer assim lá na Conchinchina. Mas que me reste um tempo ainda aqui no samsara, tenho um compromisso inadiável comigo mesma, quero mudar karma negativo para dharma. Ainda bem que a filosofia agora é outra... o budismo está aí para nos ajudar, hoje em dia quando percebo que algum relacionamento vai me causar sofrimento, não penso duas vezes, dou meia volta e sigo em frente. Como diz a Bel Cesar, mãe do Lama Michel, em seu livro Emoções, quando percebo que não estou preparada para enfrentar uma situação ou pessoa, me dou o direito de evitar, isso é salutar na medida em que estou contribuindo para não criar mais karmas negativos pra mim e para a pessoa em questão. Pra que teimar com pessoas e situações que não estou preparada para enfrentar? Só os Mestres estão preparados, porque eles estão na compaixão e no desapego, eles são o espelho que queremos refletir, queremos nos tornar semelhante a eles, nos sentimos bem em sua presença, aprendendo em primeiro lugar a amar a nós próprios, "condição imprescindível" para que possamos amar o outro. Por enquanto reconheço que tenho um ego, defeitos mentais, e reconheço também que sinto atração por alguns e aversão por outros, alguns me são indiferentes; e outros ainda, são aqueles que eu amo. Desperdiçamos muitas vidas por causa dessa divisão, somos uma família universal, indivisível. Estamos todos ligados.

Melhor do que ficar criando animosidades, antipatias, aversões e problemas seja com quem e aonde for, seria muito mais inteligente que nós procurássemos por harmonia e PAZ. Mas não da boca pra fora, essa paz tem que ser muito forte, a ponto de nos harmonizar internamente e com o que está à nossa volta. O problema do ser humano é achar que vai agradar a todo mundo, (ego) que todas as pessoas vão amá-lo, e assim vai vivendo dessa doce ilusão. Estamos no samsara, onde o sofrimento nos permeia, os venenos mentais da raiva, do ciúme, do apego, e mais um amontoado de negatividades parecem não dar vez a uma mente pacífica. Basta apenas um olhar de reprovação, uma crítica, um descaso conosco, uma fofoca... pronto... a experiência parece morrer mesmo antes de ter nascido.

No passado participei de vários grupos, em busca de autoconhecimento e tambem procurando aprender a me relacionar com as pessoas. Foram experiências muito marcantes, que me ensinaram muito mais que simples leitura de livros.Nós seres humanos somos muito mais que livros, somos um mistério insondável. Como disse Krishnamurti: NÃO SEI QUEM SOU, Á ÁGUA NÃO SABE QUE ELA É ÁGUA.

Não tente me compreender, apenas me aceitar, não tente ler o que sou, apenas tente me amar.

Por sermos diferentes uns dos outros, estamos sempre aprendendo mutuamente e com isso nos enriquecemos muito, mas tem o reverso da moeda também, muitas vezes a experiência pode redundar em muitas decepções e o aproveitamento vai ficar bem distante de nossas expectativas. Mais um sonho parece ruir quando isso acontece. O importante é continuar o caminho, desistir nunca!
Helena Dias

UM DIA DE PAZ, UMA NOITE DE PAZ, UM MÊS DE PAZ, UM ANO DE PAZ, DE VIDA EM VIDA COM PAZ!
Lama Gangchen Rinpoche

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA DE OSHO A UMA DISCÍPULA

"'PAZ A CADA PASSO" Thich Nhat Hanh

What is Karma - O que é o Karma