VENCENDO AS MALDADES

Sutra Dhammapada Atthakatha
Vencendo as Maldades

Certa vez, o Buda Sakyamuni encontrava-se pregando na cidade de Kausambi.
Nessa cidade vivia um homem que o odiava e, transtornado por esse ressentimento, e usando subornos, induziu algumas pessoas malvadas para que divulgassem boatos malévolos a respeito de Buda.

Como consequência, ficou muito difícil para os discípulos de Sakyamuni obterem, naquela cidade, alimentos suficientes através da mendicância, pois a população havia sido contaminada com as mentiras e abusos sobre o Buda e seus discípulos.

Ananda, um dos principais discípulos de Sakyamuni, disse para o Mestre: - "Seria melhor não ficarmos nesta cidade, há outras e melhores cidades para onde podemos ir; saiamos
daqui."
O Buda replicou: "Suponhamos que a outra cidade seja como esta; que fazemos então?

"Então iremos para outra" - disse Ananda.

O iluminado retrucou: "Não, Ananda, assim nunca conseguiremos nosso intento. É melhor que permaneçamos aqui e suportemos pacientemente o abuso, as mentiras e as infâmias, até que se esgotem por si mesmas. Só então iremos para outro lugar".

Continuando, o Buda falou ainda: "Há lucro e perda, difamação e honra, louvor e abuso, sofrimento e prazer neste mundo; os seres humanos que alcançam a Budicidade não são controlados pelas coisas externas, pois que elas desaparecem tão rapidamente como surgem".

***

OBS.: Lendo essa pequena história, podemos aprender muito com ela. Somente Mestres como Buda podem nos mostrar o que a nossa visão ainda não consegue alcançar. O que o Mestre ensina em poucas palavras é o caminho da paciência para superarmos as dificuldades que encontramos ao longo da jornada. A fofoca é capaz de destruir reinos, e se alastra rapidamente.
Qual é a razão dela existir? quem alimenta o fluxo dela? quais os interesses? Com certeza tem tudo a ver com nossos egos inflados permeados pela ignorância, apego e desejo, como nos ensina Lama Gangchen e Lama Michel Rinpoche. Se aprendermos a renunciar ao nosso orgulho e arrogância, podemos superar muitas das intempéries que passamos em nossas experiências pessoais, sociais, profissionais, familiares e em nossos relacionamentos de um modo geral.

Quando praticamos a compaixão por nós mesmos e por nossos semelhantes, ainda que de forma não tão perfeita como a dos Mestres, uma grande PAZ começa a se abrir como um lótus em nossos corações.

OM MANI PEME HUM!

Comentários

  1. é a historia de budha é real fico pensando qui ser iluminado .merito de quem pratica os insinamentos dorei, parabens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESPOSTA DE OSHO A UMA DISCÍPULA

"'PAZ A CADA PASSO" Thich Nhat Hanh

What is Karma - O que é o Karma